Pular para o conteúdo principal
Um trago para a vítima sentenciada a si mesma, de ombros com o próprio além-lá.

















ACERCA DOS TRAGOS DESTA VINHA

Estava eu à toa na vida, quando o carteiro se fez cumprir ao entregar-me um estranho objeto pleno de símbolos, e mais que símbolos. Fiquei inerte, como fico quando diante de algo maior do que a minha pífia compreensão de tudo aquilo que seja de fina genealogia. Já refeito, abri-o.

Dou-lhes aqui e agora dois nacos desta mesa supimpa que é este livro do grande verdadeiramente poeta Geraldo Magela Reis, o seu premiado livro Durando entre vindimas (sou mesmo severo), o qual recebeu um dos mais conceituados prêmios literários do Brasil, que é o Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte. Este é o de 1988. Sim, bestas cruas, porque há o de 1981 – mas esta é outra conversa, coisa para depois ou pra adispois.

Vosso serviçal.

*****

A MULHER NA JANELA

Esse prédio é bem alto,
é verdade,
mas não chega ao desespero.

É a solidão da cidade.

Meta-lhe a faca, a parede
é carne humana de fato.

Esse prédio, todo vesgo
concentra um certo aparato
de dar "bom dia" entre aspas.

Esse prédio tem calosidade nos olhos
e nos pés uma miopia ambulante

Dezessete cruzes no sangue
e outras tantas cruzes incontáveis

Ambulantes cemitérios quando
elevadores tantos emperrados.

É bem alto, é bem alto,
é verdade,
mas não chega ao desespero.

É a solidão da cidade.

Com rumores apenas dos amantes
seus suspiros embargados.

***

UM PRECIPÍCIO SEM RETORNO


Vamos e venhamos, Cláudio,
entre pastores
além do limo e das torres
e dos cavalos e dos bispos
e da usura, do ouro e das cirandas
circuncizar a cidade enquanto chove
pois de repente a vida é um precipício sem retorno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tu te lembras, sim... Contos da minha casa - 5 Uma avó de uma amiga minha completou noventa anos – eu disse uma avó porque, afinal, todos temos mais de duas avós -, e as cantigas de sempre logo se fizeram ouvir, devido ao fato de que não há festa de noventa anos todos os dias, todos os meses, sequer todos os anos, não é mesmo, gracinhas e joões ? Embasado nisso, e embasbacado após ver uma linda foto da festa de aniversário 90 de uma avó de uma amiga minha (ufa !), fiz de conta que era comigo, e revi a minha avó, melhor, uma de minhas avós bem aqui ao lado meu, toda liru-liru , empetacadinha, lindinha e ainda e sempre brabinha que só ela. É... falo da minha avó paterna, cuja graça era Senhorinha, isso mesmo, basbaques, este era o nome dela registrado em cartório: Senhorinha Maria de Jesus. Era baixinha, muito brava, mas só de mentirinha, assim com um ar de Dom Casmurro (parte do livro, porque as partes do livro onde entra a tal da Capitu... isso aí, podem deixar de lado,
FLORES SÉSSEIS, VIDROS E ÁGUAS: CONSTELAÇÃO DE OSSOS 1. O ENCANTAMENTO PELOS MATERIAIS Vidros e águas se entendem, agarram-se uns aos outros como um pensamento bom atrai outro de sua estirpe, como as pedrinhas de um caleidoscópio fazem umas com as outras, ou seja, abraçam-se e soltam-se num emaranhado nunca igual, mas sempre com o intuito de união, sua sina sendo a de viverem unidas, mantendo a própria identidade – o que é cada vez mais difícil, mais improvável entre os humanos. Águas e vidros: água doce e vidro plano, água salgada e vidro temperado, água suja e vidro opaco, água limpa de bica e vidro colorido  de igrejas e bordéis, sim, de tudo se faz canção e caução, e o coração na curva de um fio d’água estalando gotículas nas costas dos lagartos (agora tu sabes a razão do sorriso do lagarto, uma delas), úvula e cio, nonada , tiros que o senhor ouviu... , o rio cheio de mormaço, espelho d’água é a sensação de um rio calmo calmo calmo, tu vais com ele, entras nele

calmaria

  Uma calmaria aparente dentro da aldeia, sobre ela uma zanga de nuvens - mas não se deve levar nuvens a sério, por inconstantes - sina - e levianas feito dunas e seixos escorrendo e escorregando daqui pra lá, de lá para além-lá, feito gente nos seus melhores e piores dedos, entraves, momentos, encontros e despedidas. Um gotejo aqui e ali, mas outro tipo de gotejo num lugar da casa vai trazendo à cena o verso do português Eugênio de Andrade (Prêmio Camões 2001), decifrando a lágrima: " a breve arquitetura do choro ." Darlan M Cunha