CANHOTO DA PARAÍBA
(1926-2008)
VAI, AMIGO, SER CANHOTO NA VIDA Mais de uma vez comentei sobre o cidadão absolutamente acima do comum, chamado carinhosamente de CANHOTO DA PARAÍBA, nalgumas páginas na Internet, como o extinto blog PALIAVANA (hoje, PALIAVANA4.blogspot.com), e o também extinto sítio no Multiply (hoje, AEIOUAR.Multiply.com).
Foram postagens com fotos, dados pessoais e até mesmo disponibilizando algumas músicas dele, com ele ou com o excelente violonista Fernando Caneca, bem como uma gravação dele com o precocemente falecido violonista carioca Raphael Rabello (1962-95).
Mestre naquilo que em todo o mundo se considera "o violão brasileiro", ou "o jeito brasileiro de se tocar violão", com suas técnicas infindáveis, seus macetes mil, suas sem-vergonhices tão por todos apreciadas, sim, porque é um tal de passar as mãos no corpo escultural do violão, que não há quem não note no violonista de boa cepa uma tendência inenarrável para o amor às boas coisas, enfim, um exacerbado amor a tudo e todos.
FRANCISCO SOARES DE ARAÚJO – CANHOTO DA PARAÍBA - faleceu na quinta-feira, 24 de abril de 2008, no Recife, vítima de acidente vascular cerebral. Em 1998, sofreu uma isquemia - que lhe foi física e emocionalmente fatal, por paralisar seu lado esquerdo, impedindo-o de dedilhar o amado amigo.
Mas temos a felicidade de saber que ele gravou quatro discos, entre os quais, Pisando Em Brasa; que tocou e foi admirado por gigantes como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Radamés Gnatalli e Paulinho da Viola.
Neste momento em que escrevo sobre ele, lembro-me de que o meu primeiro contato com um trabalho do CANHOTO foi quando o meu hoje falecido irmão caçula Eduardo – naquela época com uns 18 anos – chegou em casa com um LP novinho do dito craque, comprado na loja do DCE da Escola de Engenharia da UFMG, que ficava perto de casa, em Belo Horizonte.
*****
Darlan M Cunha.
Comentário, aqui, com acréscimos, feito no sítio VIOLÃO BRASIL: http://www.violaobrasil.com.br/canhoto-da-paraiba-morre-aos-82-anos-em-pernambuco#comment-1680
MAIS:
http://www.paraibanews.com/colunistas/canhoto-da-paraiba-respira-sem-ajuda-de-aparelhos/
Canhoto da Paraíba nasceu em 19 de março de 1926, segundo informações de sua filha Vitória. (O dicionário Cravo Albim foi que "popularizou" o erro de 19.5.1928) Ele possui até um choro de nome "19 de março", composto por ele mesmo em homenagem ao dia.
ResponderExcluirOutra: ele não faleceu de enfarto, mas de AVC. Por último, em meu blog http://urarianoms.blog.uol.com.br/
há o texto "Oração para Chico Soares, Canhoto da Paraíba" que corre mundo. Abraço.