Pular para o conteúdo principal
CANHOTO DA PARAÍBA
(1926-2008)








VAI, AMIGO, SER CANHOTO NA VIDA

Mais de uma vez comentei sobre o cidadão absolutamente acima do comum, chamado carinhosamente de CANHOTO DA PARAÍBA, nalgumas páginas na Internet, como o extinto blog PALIAVANA (hoje, PALIAVANA4.blogspot.com), e o também extinto sítio no Multiply (hoje, AEIOUAR.Multiply.com).

Foram postagens com fotos, dados pessoais e até mesmo disponibilizando algumas músicas dele, com ele ou com o excelente violonista Fernando Caneca, bem como uma gravação dele com o precocemente falecido violonista carioca Raphael Rabello (1962-95).

Mestre naquilo que em todo o mundo se considera "o violão brasileiro", ou "o jeito brasileiro de se tocar violão", com suas técnicas infindáveis, seus macetes mil, suas sem-vergonhices tão por todos apreciadas, sim, porque é um tal de passar as mãos no corpo escultural do violão, que não há quem não note no violonista de boa cepa uma tendência inenarrável para o amor às boas coisas, enfim, um exacerbado amor a tudo e todos.

FRANCISCO SOARES DE ARAÚJO – CANHOTO DA PARAÍBA - faleceu na quinta-feira, 24 de abril de 2008, no Recife, vítima de acidente vascular cerebral. Em 1998, sofreu uma isquemia - que lhe foi física e emocionalmente fatal, por paralisar seu lado esquerdo, impedindo-o de dedilhar o amado amigo.

Mas temos a felicidade de saber que ele gravou quatro discos, entre os quais, Pisando Em Brasa; que tocou e foi admirado por gigantes como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Radamés Gnatalli e Paulinho da Viola.

Neste momento em que escrevo sobre ele, lembro-me de que o meu primeiro contato com um trabalho do CANHOTO foi quando o meu hoje falecido irmão caçula Eduardo – naquela época com uns 18 anos – chegou em casa com um LP novinho do dito craque, comprado na loja do DCE da Escola de Engenharia da UFMG, que ficava perto de casa, em Belo Horizonte.
*****
Darlan M Cunha.
C
omentário, aqui, com acréscimos, feito no sítio VIOLÃO BRASIL: http://www.violaobrasil.com.br/canhoto-da-paraiba-morre-aos-82-anos-em-pernambuco#comment-1680
MAIS:
http://www.paraibanews.com/colunistas/canhoto-da-paraiba-respira-sem-ajuda-de-aparelhos/


Comentários

  1. Canhoto da Paraíba nasceu em 19 de março de 1926, segundo informações de sua filha Vitória. (O dicionário Cravo Albim foi que "popularizou" o erro de 19.5.1928) Ele possui até um choro de nome "19 de março", composto por ele mesmo em homenagem ao dia.
    Outra: ele não faleceu de enfarto, mas de AVC. Por último, em meu blog http://urarianoms.blog.uol.com.br/
    há o texto "Oração para Chico Soares, Canhoto da Paraíba" que corre mundo. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem-vindo, Bem-vinda // Welcome // Bienvenido

Postagens mais visitadas deste blog

Tu te lembras, sim... Contos da minha casa - 5 Uma avó de uma amiga minha completou noventa anos – eu disse uma avó porque, afinal, todos temos mais de duas avós -, e as cantigas de sempre logo se fizeram ouvir, devido ao fato de que não há festa de noventa anos todos os dias, todos os meses, sequer todos os anos, não é mesmo, gracinhas e joões ? Embasado nisso, e embasbacado após ver uma linda foto da festa de aniversário 90 de uma avó de uma amiga minha (ufa !), fiz de conta que era comigo, e revi a minha avó, melhor, uma de minhas avós bem aqui ao lado meu, toda liru-liru , empetacadinha, lindinha e ainda e sempre brabinha que só ela. É... falo da minha avó paterna, cuja graça era Senhorinha, isso mesmo, basbaques, este era o nome dela registrado em cartório: Senhorinha Maria de Jesus. Era baixinha, muito brava, mas só de mentirinha, assim com um ar de Dom Casmurro (parte do livro, porque as partes do livro onde entra a tal da Capitu... isso aí, podem deixar de lado,
FLORES SÉSSEIS, VIDROS E ÁGUAS: CONSTELAÇÃO DE OSSOS 1. O ENCANTAMENTO PELOS MATERIAIS Vidros e águas se entendem, agarram-se uns aos outros como um pensamento bom atrai outro de sua estirpe, como as pedrinhas de um caleidoscópio fazem umas com as outras, ou seja, abraçam-se e soltam-se num emaranhado nunca igual, mas sempre com o intuito de união, sua sina sendo a de viverem unidas, mantendo a própria identidade – o que é cada vez mais difícil, mais improvável entre os humanos. Águas e vidros: água doce e vidro plano, água salgada e vidro temperado, água suja e vidro opaco, água limpa de bica e vidro colorido  de igrejas e bordéis, sim, de tudo se faz canção e caução, e o coração na curva de um fio d’água estalando gotículas nas costas dos lagartos (agora tu sabes a razão do sorriso do lagarto, uma delas), úvula e cio, nonada , tiros que o senhor ouviu... , o rio cheio de mormaço, espelho d’água é a sensação de um rio calmo calmo calmo, tu vais com ele, entras nele

calmaria

  Uma calmaria aparente dentro da aldeia, sobre ela uma zanga de nuvens - mas não se deve levar nuvens a sério, por inconstantes - sina - e levianas feito dunas e seixos escorrendo e escorregando daqui pra lá, de lá para além-lá, feito gente nos seus melhores e piores dedos, entraves, momentos, encontros e despedidas. Um gotejo aqui e ali, mas outro tipo de gotejo num lugar da casa vai trazendo à cena o verso do português Eugênio de Andrade (Prêmio Camões 2001), decifrando a lágrima: " a breve arquitetura do choro ." Darlan M Cunha