Pular para o conteúdo principal

OUTRA LUZ TE LEVA PELO BRAÇO, MÃE



Todas as curvaturas da Natureza sendo apenas um traço teu.












Ficam comigo e com muita gente mais, minha Mãe, a tua candura e o teu silêncio cheio de fervor nos dias chuvosos; fica o tempero escorrendo pelas fibras do talharim, no queixo de uma filha tão esperta quanto o 'lôro' da vizinhança, sempre agarrado ao barulho mais comum das casas, sim,


ficam comigo os teus anseios, Mãe, aquelas jóias sempre caindo da tua testa cheia de rubis, esmeraldas, turmalinas e diamantes, cheia daquilo a que todos nós nos acostumamos chamar de suor, pois eram jóias as tuas gotas de suor e as lágrimas que tu vertias nas madrugadas em que te levantavas

para dar-nos outro beijo e ajeitar-nos o cobertor, eram jóias inenarráveis todas aquelas estrelas que tu fazias nos biscoitos, aquela tua fala toda bordada com um tipo de material jamais pressentido pelos pobres deuses e deusas, e assim os anos iam moldando os nossos haveres

e deveres, e tu sempre a mesma, Mãe: severa, mas era a mais pura mentira aquela tua severidade quando gritavas aos cinco ventos da nossa rua para que nos trouxessem para casa, porque era hora do banho, ou porque era hora da sopa, hora do dever de casa, de regar as plantas, de descascar

batatas, sim, agora me lembro de um brinquedo jogado num canto, lembro-me de um irmão sorrindo para a lua, da minha irmã caçula pedindo aos céus um bom namorado, e até me esqueci de quem fui, do que sou e do que poderei fazer para que o teu nome nunca despenque da minha boca

e jamais caia da minha tez, porque tu foste a minha Razão, Mãe, e nenhum tormento meu veio de ti, senão o fato de eu lutar para aprender contigo aquela doçura de que falei lá em cima, a luta para pregar no meu coração aquela tua facilidade em lidar com as mais duras lágrimas, Mãe.
******
Este texto foi escrito de uma vez, em minutos, em homenagem à Sra. Ignez, falecida anteontem, 18-09-2006, mãe da minha amiga Rosana Prada.
Rosana
Rosana Prada
******

Comentários

  1. Muito obrigada, meu querido amigo.
    Vc sabe que me emocionei demais com essa linda homenagem. Toda vez que a leio, eu choro.
    um abraço bem grande,
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. todo beleza e emoção.

    ResponderExcluir
  3. ROSANA,
    o fato é que um toque, um silêncio, uma convulsão, um breve estender de braços rumo a uma xícara de café... enfim, sempre há algo e / ou alguém a nos dar e a solicitar-nos a atenção. Assim sendo, que este poema traduza um pouco de zelo e conforto por aquilo que todos passamos, ou passaremos.

    ResponderExcluir
  4. MÁRCIA,
    grato pela visita, pela doçura das palavras.

    ResponderExcluir
  5. É a forma mais maravilhosa de toda a minha vida, que alguém falando do reconhecimento á candura e amor de uma mãe. Parabens.
    Obs.Aproveito para informar ao meu amigo Darlan, da minha grande emoção vendo meu simplório blog,sendo recomendado por alguém de tanto gabarito.O minimo que pude fazer em agradecimento foi, também escrever lá, um pedido aos meus amigos para que vejam as maravilhas que você escreve.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Caro Donini,
    fico-lhe grato pela gentileza. Falaremos disso com mais vagar, sim, entre aquelas louras e aquelas branquinhas mineiras.
    Abraços. Darlan.

    ResponderExcluir
  7. Belo e pungente, Darnal. Verdadeiramente emocionante.

    ResponderExcluir
  8. Puxa vida, caro Marconi, fico-lhe imensamente grato pelo abraço através de palavras. Grato pela visita. Volte, porque a casa está sempre em reformas, necesitando de obreiros e operárias.
    Darlan.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Darlan!
    Quero te convidar a conhecer meu blog.
    Quando tiver um tempinho, entra lá, deixe sua opinião e, se gostar,indique aos amigos.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Visitarei, sim, Sara Mello.
    Um abraço. Darlan

    ResponderExcluir
  11. Oi, Darlan!! Muito obrigada por ter ido visitar o blog. Apareça sempre para ver trabalhos novos. Obrigada também pela gentileza de divulgar meu trabalho em seu site.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  12. É isso aí, SARA. Trabalhos bem elaborados têm vez aqui.
    Um abraço.
    Darlan

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem-vindo, Bem-vinda // Welcome // Bienvenido

Postagens mais visitadas deste blog

Tu te lembras, sim... Contos da minha casa - 5 Uma avó de uma amiga minha completou noventa anos – eu disse uma avó porque, afinal, todos temos mais de duas avós -, e as cantigas de sempre logo se fizeram ouvir, devido ao fato de que não há festa de noventa anos todos os dias, todos os meses, sequer todos os anos, não é mesmo, gracinhas e joões ? Embasado nisso, e embasbacado após ver uma linda foto da festa de aniversário 90 de uma avó de uma amiga minha (ufa !), fiz de conta que era comigo, e revi a minha avó, melhor, uma de minhas avós bem aqui ao lado meu, toda liru-liru , empetacadinha, lindinha e ainda e sempre brabinha que só ela. É... falo da minha avó paterna, cuja graça era Senhorinha, isso mesmo, basbaques, este era o nome dela registrado em cartório: Senhorinha Maria de Jesus. Era baixinha, muito brava, mas só de mentirinha, assim com um ar de Dom Casmurro (parte do livro, porque as partes do livro onde entra a tal da Capitu... isso aí, podem deixar de lado,
FLORES SÉSSEIS, VIDROS E ÁGUAS: CONSTELAÇÃO DE OSSOS 1. O ENCANTAMENTO PELOS MATERIAIS Vidros e águas se entendem, agarram-se uns aos outros como um pensamento bom atrai outro de sua estirpe, como as pedrinhas de um caleidoscópio fazem umas com as outras, ou seja, abraçam-se e soltam-se num emaranhado nunca igual, mas sempre com o intuito de união, sua sina sendo a de viverem unidas, mantendo a própria identidade – o que é cada vez mais difícil, mais improvável entre os humanos. Águas e vidros: água doce e vidro plano, água salgada e vidro temperado, água suja e vidro opaco, água limpa de bica e vidro colorido  de igrejas e bordéis, sim, de tudo se faz canção e caução, e o coração na curva de um fio d’água estalando gotículas nas costas dos lagartos (agora tu sabes a razão do sorriso do lagarto, uma delas), úvula e cio, nonada , tiros que o senhor ouviu... , o rio cheio de mormaço, espelho d’água é a sensação de um rio calmo calmo calmo, tu vais com ele, entras nele

calmaria

  Uma calmaria aparente dentro da aldeia, sobre ela uma zanga de nuvens - mas não se deve levar nuvens a sério, por inconstantes - sina - e levianas feito dunas e seixos escorrendo e escorregando daqui pra lá, de lá para além-lá, feito gente nos seus melhores e piores dedos, entraves, momentos, encontros e despedidas. Um gotejo aqui e ali, mas outro tipo de gotejo num lugar da casa vai trazendo à cena o verso do português Eugênio de Andrade (Prêmio Camões 2001), decifrando a lágrima: " a breve arquitetura do choro ." Darlan M Cunha