Pular para o conteúdo principal






foi uma sensação sem punhos, sem lábios, indício algum de ter existido







Quando será que na ocidental sociedade (porque nas outras sociedades, parece, este é um caso perdido, sim, pois nos fazem vê-las, a elas, como casos perdidos. Há sociedades em que as mulheres não têm nem mesmo um nome), repito: quando será que as mulheres não perderão seu nome de solteira após casarem-se - a não ser que o queiram perder, por livre e espontânea vontade, e não pelo arraigado costume de se reconhecer mais esta submissão a que foram e ainda são submetidas perante os homens, costume este que continua roendo-lhes os dias e vazando-lhes as noites ?
(DMC)
******

Poema de Astrid Cabral
(1936- , Brasil)
O FOGO

Juntos urdimos a noite
mais seu manto de trevas
quando as paredes recuam
discretas em horizontes
de além-cama e num espaço
de altiplano rolamos
nossos corpos bravios
de animais sem coleira
e juntos acendemos o dia
em cachoeiras de luz
com as centelhas que nós
seres primitivos forjamos
com a pedra lascada
dos sexos vivos.
******
imagem: SARA MELLO


Comentários

  1. Olá, Darlan!

    As mudanças, em qualquer sociedade, acontecem quando seus membros resolvem agir...muita coisa já mudou, e nunca é demais ter o que alcançar.
    Vim indicado pelo Manoel, e confirmei a o excelente blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Penso nisso... talvez quando abandonarmos toda a ideologia vinda desde Tomás de Aquino, do certo e errado... depois, da ideologia do iluminismo, que por vezes nos ofusca...
    É, porrada na mente!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!!
    Gostei muito do texto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caro Sérgio,
    agradeço-lhe a generosa menção ao texto, e é notório que muitas mudanças vitais aconteceram no Mundo, nas últimas três, quatro décadas. Quando estamos sós (e sempre estamos), às vezes, um sopro qualquer pode trazer-nos uma visão maior, um alento mais claro a respeito do tanto que, certamenete, ainda será feito. Quanto ao Manoel Donini, é da índole dele a generosidade.
    Um abraço. Darlan.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Thiago,
    esta modesta Página vive momentos muito bons, sempre com visitas de pessoas de gabarito, prontas para um abraço, uma perguntas e respostas, enfim, para serem.
    Aquele abraço, e obrigado pela visita.
    Darlan.

    ResponderExcluir
  6. Sara,
    a sua imagem ajuda bastante a página (o link para a sua Página está logo abaixo do poema). Fico-lhe muito grato pelas visitas e eplos comentários.
    Beijos. Darlan.

    ResponderExcluir
  7. Sobre os outros textos, Darlan. Li parte do Pássaro Pintado, quando estudava algumas coisas sobre a guerra, no ano pasado. Havia lido Nada de novo no front e feito um trabalho e resolvi ler Kosinski. Mas, apesar de só ler o começo (e voltarei ao livro) vê se o drama de uma figura daquela no início da guerra! É marcante!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Num país machista como o nosso, até que temos avançado bem. Um boa dia pra você*.*

    ResponderExcluir
  9. Em Quebec não se muda o nome, não. A não ser que a noiva queira mesmo o nome do marido, aí tem jeito.
    Não conheço outro lugar que seja assim.
    (só para acrescentar que é essa não mudança do nome é relativamente recente, acho que fins da década de 80, não tenho certeza da data...)

    ResponderExcluir
  10. Ioraje,
    que a construção continue, com todos de olho nas frinchas, nos tijolos mal assentados e na argamassa fraca, sim, de dedo em riste nos telhados furados...
    Grato pela visita, e volte sempre.
    Abraços. Darlan.

    ResponderExcluir
  11. Jéssica,
    não te faças de rogada: portas e janelas inexistem aqui, para pessoas com a tua sutileza e perspicácia.
    Obrigado pela visita. Darlan.

    ResponderExcluir
  12. Rosana,
    felizes somos nós - o autor do blogue e as visitas - que podemos saber mais a respeito deste assunto, justamente com quem mora no Exterior(Canadá), e que nos traz notícias concretas, mais do que curiosidades (aliás, também elas, as curiosidades, dignas de apreciação.).
    Obrigado. Darlan

    ResponderExcluir
  13. Amigo, estou aqui a convite do Manoel Donini, de Vidas Marcadas. Como sou também de BH, estamos bem próximos.
    Gostei do blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Gostei q vc foi lá na minha casa. Eu estou sempre por aqui... volte lá sempre q desejar. Beijo*.*

    ResponderExcluir
  15. Olá, Darlan!


    Um bom fim de semana

    Um abraço e bom voto!

    ResponderExcluir
  16. Mais um post espetacular. Obrigado pela visita e pelo comentário, Darlan. Estou te "lincando" por lá. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado, MARCONI.
    Grande honra para mim ter você como visitante e, ainda mais, como sendo um 'Contato".
    Um abraço. Darlan.

    ResponderExcluir
  18. QUERIDOS AMIGOS!!!!!
    É com enorme satisfação que venho dizer que o blog Sara Mello foi classificado entre os 10 melhores blogs da internet brasileira na categoria quadrinhos do concurso Coke Ring, da coca-cola. Dia 05/10 iniciará a grande votação que dará a premiação de Coke Master, ou seja, o melhor de todos os blogs na categoria. Muito obrigada a todos que acessaram, indicaram e deixaram mensagens tão carinhosas. Agora, estamos na reta final galera. Vamos arrepiar, conto com vocês!!!!!!!! Grande beijo a todos.
    Link:
    http://www.coca-cola.com.br/fe/index.jsp

    ResponderExcluir
  19. A propósito, de quem é a arte ali em cima!?

    ResponderExcluir
  20. THIAGO, a tela que embeleza o texto é de Sara Mello. O crédito está na parte final da postagem.
    Um abraço. Darlan.

    ResponderExcluir
  21. Olá Darlan! vim por indicação do Manoel - Vidas Marcadas, que o elogiou e disse que veriamos o blog mais inteligente que existe, ae...eu nem hesitei, apesar de burralda gosto de coisas, pessoas, blogs inteligentes, rs e...tenho que concordar... chego aqui e encontro um homem, que...confesso achava que Darlan fosse nome de mulher, defendendo e com tal garra a Mulher, que feminista como eu, tenho mais e que me deslumbrar com tais atitudes. Bom...antes que isto vire um livro, vou passar a vc meu enderecos de blogs e tbem aguardar sua visita,esperando assim que se faca habito entre nos essa troca proveitosa! e...beijosmil - Miriam

    http-beijosmil.zip.net
    http-beijos.flog.oi.com.br
    http-fotosfanfarronas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, Darlan!

    Bom fim de semana

    Um abraço

    Ah, as fotos são ótimas..mais mineiras impossivel!

    ResponderExcluir
  23. É isto mesmo Darlan !. Esta coisa da mulher desfazer do seu próprio nome ao casar-se, talves seja resquicios de uma vida forjada no primitivismo da pedra lascada, referida por Astrid.
    E mudando de assunto, hoje observei um detalhe na sua assinatura; DMC, eu sou MCD - manoel caetano donini,desculpe a simplicidade, mas achei curioso.
    Bom domingo pra voce amigo, e até a próxima

    ResponderExcluir
  24. Caro Manoel, obrigado pelas gentilezas.
    Um abraço. Darlan.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem-vindo, Bem-vinda // Welcome // Bienvenido

Postagens mais visitadas deste blog

Tu te lembras, sim... Contos da minha casa - 5 Uma avó de uma amiga minha completou noventa anos – eu disse uma avó porque, afinal, todos temos mais de duas avós -, e as cantigas de sempre logo se fizeram ouvir, devido ao fato de que não há festa de noventa anos todos os dias, todos os meses, sequer todos os anos, não é mesmo, gracinhas e joões ? Embasado nisso, e embasbacado após ver uma linda foto da festa de aniversário 90 de uma avó de uma amiga minha (ufa !), fiz de conta que era comigo, e revi a minha avó, melhor, uma de minhas avós bem aqui ao lado meu, toda liru-liru , empetacadinha, lindinha e ainda e sempre brabinha que só ela. É... falo da minha avó paterna, cuja graça era Senhorinha, isso mesmo, basbaques, este era o nome dela registrado em cartório: Senhorinha Maria de Jesus. Era baixinha, muito brava, mas só de mentirinha, assim com um ar de Dom Casmurro (parte do livro, porque as partes do livro onde entra a tal da Capitu... isso aí, podem deixar de lado,
FLORES SÉSSEIS, VIDROS E ÁGUAS: CONSTELAÇÃO DE OSSOS 1. O ENCANTAMENTO PELOS MATERIAIS Vidros e águas se entendem, agarram-se uns aos outros como um pensamento bom atrai outro de sua estirpe, como as pedrinhas de um caleidoscópio fazem umas com as outras, ou seja, abraçam-se e soltam-se num emaranhado nunca igual, mas sempre com o intuito de união, sua sina sendo a de viverem unidas, mantendo a própria identidade – o que é cada vez mais difícil, mais improvável entre os humanos. Águas e vidros: água doce e vidro plano, água salgada e vidro temperado, água suja e vidro opaco, água limpa de bica e vidro colorido  de igrejas e bordéis, sim, de tudo se faz canção e caução, e o coração na curva de um fio d’água estalando gotículas nas costas dos lagartos (agora tu sabes a razão do sorriso do lagarto, uma delas), úvula e cio, nonada , tiros que o senhor ouviu... , o rio cheio de mormaço, espelho d’água é a sensação de um rio calmo calmo calmo, tu vais com ele, entras nele

calmaria

  Uma calmaria aparente dentro da aldeia, sobre ela uma zanga de nuvens - mas não se deve levar nuvens a sério, por inconstantes - sina - e levianas feito dunas e seixos escorrendo e escorregando daqui pra lá, de lá para além-lá, feito gente nos seus melhores e piores dedos, entraves, momentos, encontros e despedidas. Um gotejo aqui e ali, mas outro tipo de gotejo num lugar da casa vai trazendo à cena o verso do português Eugênio de Andrade (Prêmio Camões 2001), decifrando a lágrima: " a breve arquitetura do choro ." Darlan M Cunha