Pular para o conteúdo principal
alho // ajo  // garlic
*

     Na praça do óleo, em Betim, MG, sentei-me para beber uma cerveja, e muito bem fiquei por lá, pensando no nome da praça, em sua razão de ser, após ter sido advertido de que o lugar tinha e tem tal nome devido a que já existia ali uma árvore de nome pau d'óleo, e que tropeiros, vindos de várias propriedades ou ermos, vinham vender, comprar ou fazer trocas (escambo) por ali. Isso já faz muito tempo - a cerveja que bebi por lá, e ainda mais tempo faz que passou o tempo dos tropeiros fazendo escambo entre a cruz e a espada, debaixo de chuva e de sol. Enfim, segundo li aqui, consta que neste lugar havia um Pau D' Óleo onde o povo se reunia para contar histórias, fazer missas campais e bater papo.

                                                                         *

Foto e texto: Darlan M Cunha
em  itálico: Cicero Clarindo (TimBeta)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

foi uma sensação sem punhos, sem lábios, indício algum de ter existido Quando será que na ocidental sociedade (porque nas outras sociedades, parece, este é um caso perdido, sim, pois nos fazem vê-las, a elas, como casos perdidos. Há sociedades em que as mulheres não têm nem mesmo um nome), repito : quando será que as mulheres não perderão seu nome de solteira após casarem-se - a não ser que o queiram perder, por livre e espontânea vontade, e não pelo arraigado costume de se reconhecer mais esta submissão a que foram e ainda são submetidas perante os homens, costume este que continua roendo-lhes os dias e vazando-lhes as noites ? (DMC) ****** Poema de Astrid Cabral (1936- , Brasil) O FOGO Juntos urdimos a noite mais seu manto de trevas quando as paredes recuam discretas em horizontes de além-cama e num espaço de altiplano rolamos nossos corpos bravios de animais sem coleira e juntos acendemos o dia em cachoeiras de luz com as centelhas que nós seres primitivos forjamos com a pedra las...

calmaria

  Uma calmaria aparente dentro da aldeia, sobre ela uma zanga de nuvens - mas não se deve levar nuvens a sério, por inconstantes - sina - e levianas feito dunas e seixos escorrendo e escorregando daqui pra lá, de lá para além-lá, feito gente nos seus melhores e piores dedos, entraves, momentos, encontros e despedidas. Um gotejo aqui e ali, mas outro tipo de gotejo num lugar da casa vai trazendo à cena o verso do português Eugênio de Andrade (Prêmio Camões 2001), decifrando a lágrima: " a breve arquitetura do choro ." Darlan M Cunha

alto & baixo

Barreiro - BELO HORIZONTE, MG * Todos fogem, querem mudança em sua mesmice, novos degraus com textos e tetos, de um modo ou de outro, sentem que a vida é minuto, frutas murcham depressa, animais logo estão cada vez mais sisudos e mal-humorados, e assim chegam às monstrópoles, às suicidades. * Darlan M Cunha