
NOS VEIOS DE UMA MINA
Há algum tempo, vinda de algum sopro sem eufemismos, vinda sem rancores, com seu hálito que logo o percebi floral, chegou-me uma criatura muito dada a algo raro: aos minerais de uma conversa, e muito mais do que aos minerais, às nuvens de um real afeto, o riso colado a ela, e a tristeza intrínseca às pessoas desta espécie rara – nunca em extinção, mas sempre rara, já antes da invenção de deus e afins. Palavra minha, do demo. É certo que este que lhes fala não se encolhe sob nados sincronizados, e o processo civilizatório (tal como também Darcy Ribeiro o percebia) não o mede exato, não o engana, não o intimida nem, muito menos, lhe dá meio metro de encanto.
É, gente quase boa, sou alguém que cunha moedas de ouro e as incrustra com diamante, platina e rubi, além do que, sendo desiguais entre si, não há réplicas. Era uma vez, vez nenhuma aos falsos brilhantes.
E já que aqui se fala em arte, em tradição, de herança psíquico-artística, de etnologia e etnografia, lembremos que a igaçaba é um pote de barro, de boca e bojo largos, em suma, é uma urna indígena tupi-guarani onde a tribo deposita [ou depositava ?] água reluzente, o eco mais puro da Vida.
Voltemos à artista DÔRA ARAÚJO, baiana, dedicada às ilustrações, à memória das flores e montanhas, rios e mares e lagoas, nos dedos dela uma porção incontável de bichos conhecidos e, principalmente, desconhecidos, faz escola, têm vida. Pois ela é uma mulher (embora nunca seja esta a sua intenção) de fazer certa gente botar defeito em si mesma, pelo que cada um, porventura, tenha de preguiça em cutucar seus dons, seus devaneios, suas forças mais recôndidas e bacanas. Vâmo qui vâmo !
DÔRA ARAÚJO é isso, e mais. Caí na “bestage” de ir visitar o portifólio dela. Ah, não deu pra sair impune, não. Saí babando. E passo a bola para vocês. Joguem o que sabem, e ela lhes ajudará rumo ao além do comum, levar-lhes-á ao delírio da Ilustração, da Fotografia e da Poesia. Garota eclética essa baiana é, uai !
***
Ilustração: DÔRA ARAÚJO
Mais aqui: DÔRA ARAÚJO
Comentários
Postar um comentário
Bem-vindo, Bem-vinda // Welcome // Bienvenido