Pular para o conteúdo principal
Ó VIDA, MARACUTAIA






















SÓ PENSA NAQUILO

Gente, vocês acreditam que uma pessoa de quem gosto de especial maneira
me disse que eu só penso naquilo ?! Isso mesmo: que eu só penso naquilo.
Então, durante algum tempo, devo ter até ficado parecido com aquele pessoal
bacana lá de Minas Gerais, que tem fama de ser quietinho (mineirim-come-
quieto é o epíteto que as paulistas e cariocas, maranhenses e paraíbas dão a
essa gente especial na vida do país que é a mineirada) e coisas que tais (sei
não, acho que é lenda, mas...) ou seja, fiquei matutando, assuntando, dando
corda pra corda, pondo relógio na corda, dando cabresto pros burros e milho
na boquinha da bezerrinha imaginária, que eu não possuo (bela palavra esta:
possuo), enfim, fiquei fora do ar, meio zonzo de pinga, meio zonzo de fome,
perrengue sob o sol, tonto de pressa, sem falar em geometria ou anatomia.
Pois é. Isso colou em mim feito sarna, música boa, feito carrapicho que a gente
pega aos
montes quando pro meio do mato vai pra catar gabirobas e outras
delícias, e sei que sabem do
que digo aqui, modestamente abrindo-lhes os
meus parcos conhecimentos do matagal que a
minha vidinha tem sido, desde
antes e sempre. Um horror de boa. Um arenal só. Rola, seixo.
Eu não sei exatamente o tamanho da coisa, pois quase nada sei da estrutura
metálica ou carnal, é... o alcance de cada boca é particular, infinito particular, e
é por isso que eu não sei a dimensão certa destas palavras tão específicas que
essa pessoa me disse, assim bem solridente: Cê só pensa naquilo ?! Afe !
Gente, preciso, ur-gen-te, saber o que significa isso, devo recorrer às amigas e
(por último, meio assim sob certo constrangimento) aos amigos e, porventura,
aos desafetos mais esclarecidos. Isso porque é ponto de monja, melhor, ponto
G, melhor, ponto de honra, para mim, saber do que se trata quando alguém te
diz ou diz de ti, de longe: Só pensa naquilo. Feito está o carimbo, mas assumo.
Tá ? Tô. Maneiramente. Tá ? Tô.
Acudam-me, já, a mim, aquele que, segundo umas & outras, só pensa naquilo.
Acudam-me. Recomendações aqui mesmo nesta Página. Priz... Per favore.
Enquanto isso, vou cantando o meu mais novo sambinha brasílico-venezolano:
“Ah, meu amigo Chávez / Ah, meu amigo Chávez Brown...”
DMC
***

Comentários

  1. Hahahahaha!
    Quem será que te disse isso? justo de vc, um cara tão recatado, que nunca deixa tranparecer nada!
    poxa qeu injustiça!

    Dá licença?? Dá?
    Hahahahahaha!

    ResponderExcluir
  2. ZANA,
    eu também fiquei surpreso, embora seja tímido por natureza. Mas depois percebi que essa pessoa (malvada, às vezes; doce, outras) me fez foi bem, ao me encaminhar melhor para certas visões.
    Estou contigo: só gargalhando.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem-vindo, Bem-vinda // Welcome // Bienvenido

Postagens mais visitadas deste blog

Tu te lembras, sim... Contos da minha casa - 5 Uma avó de uma amiga minha completou noventa anos – eu disse uma avó porque, afinal, todos temos mais de duas avós -, e as cantigas de sempre logo se fizeram ouvir, devido ao fato de que não há festa de noventa anos todos os dias, todos os meses, sequer todos os anos, não é mesmo, gracinhas e joões ? Embasado nisso, e embasbacado após ver uma linda foto da festa de aniversário 90 de uma avó de uma amiga minha (ufa !), fiz de conta que era comigo, e revi a minha avó, melhor, uma de minhas avós bem aqui ao lado meu, toda liru-liru , empetacadinha, lindinha e ainda e sempre brabinha que só ela. É... falo da minha avó paterna, cuja graça era Senhorinha, isso mesmo, basbaques, este era o nome dela registrado em cartório: Senhorinha Maria de Jesus. Era baixinha, muito brava, mas só de mentirinha, assim com um ar de Dom Casmurro (parte do livro, porque as partes do livro onde entra a tal da Capitu... isso aí, podem deixar de lado,
FLORES SÉSSEIS, VIDROS E ÁGUAS: CONSTELAÇÃO DE OSSOS 1. O ENCANTAMENTO PELOS MATERIAIS Vidros e águas se entendem, agarram-se uns aos outros como um pensamento bom atrai outro de sua estirpe, como as pedrinhas de um caleidoscópio fazem umas com as outras, ou seja, abraçam-se e soltam-se num emaranhado nunca igual, mas sempre com o intuito de união, sua sina sendo a de viverem unidas, mantendo a própria identidade – o que é cada vez mais difícil, mais improvável entre os humanos. Águas e vidros: água doce e vidro plano, água salgada e vidro temperado, água suja e vidro opaco, água limpa de bica e vidro colorido  de igrejas e bordéis, sim, de tudo se faz canção e caução, e o coração na curva de um fio d’água estalando gotículas nas costas dos lagartos (agora tu sabes a razão do sorriso do lagarto, uma delas), úvula e cio, nonada , tiros que o senhor ouviu... , o rio cheio de mormaço, espelho d’água é a sensação de um rio calmo calmo calmo, tu vais com ele, entras nele

calmaria

  Uma calmaria aparente dentro da aldeia, sobre ela uma zanga de nuvens - mas não se deve levar nuvens a sério, por inconstantes - sina - e levianas feito dunas e seixos escorrendo e escorregando daqui pra lá, de lá para além-lá, feito gente nos seus melhores e piores dedos, entraves, momentos, encontros e despedidas. Um gotejo aqui e ali, mas outro tipo de gotejo num lugar da casa vai trazendo à cena o verso do português Eugênio de Andrade (Prêmio Camões 2001), decifrando a lágrima: " a breve arquitetura do choro ." Darlan M Cunha