Pular para o conteúdo principal
Tu te lembras, sim...












Contos da minha casa - 5


Uma avó de uma amiga minha completou noventa anos – eu disse uma avó porque, afinal, todos temos mais de duas avós -, e as cantigas de sempre logo se fizeram ouvir, devido ao fato de que não há festa de noventa anos todos os dias, todos os meses, sequer todos os anos, não é mesmo, gracinhas e joões ?

Embasado nisso, e embasbacado após ver uma linda foto da festa de aniversário 90 de uma avó de uma amiga minha (ufa !), fiz de conta que era comigo, e revi a minha avó, melhor, uma de minhas avós bem aqui ao lado meu, toda liru-liru, empetacadinha, lindinha e ainda e sempre brabinha que só ela. É... falo da minha avó paterna, cuja graça era Senhorinha, isso mesmo, basbaques, este era o nome dela registrado em cartório: Senhorinha Maria de Jesus.

Era baixinha, muito brava, mas só de mentirinha, assim com um ar de Dom Casmurro (parte do livro, porque as partes do livro onde entra a tal da Capitu... isso aí, podem deixar de lado, por enquanto, hehe), e ela estava sempre a fazer alguma coisa (escrevi como em Portugal: a fazer), ou seja, não havia como qualquer minuto passar ileso por ela. Minha mãe é igual a ela, neste particular.

Pois bem, criaturas de nenhuma delonga, apressadas pelo século 22 em suas mentes e corações, o fato é que eu me regozijei de tal forma em saber que ainda há noras bacanas que verdadeiramente amam as suas vovós e as vovós do sogro e da sogra, vovós do marido, vovós do mundo, enfim, todas as avós, que eu quase cheguei

às lágrimas (breve arquitetura do choro, no dizer do poeta português Eugénio de Andrade). Vejam só a audácia do bofe, melhor, a fraqueza do perverso e (segundo más línguas) pervertido ser, tendo a audácia de esboçar um chorinho regado a caipirinha e sambinha com molejo, pra dissimular a saudade de sua queridas avozinhas...

Mil milhões de anos às vovozinhas ! (dos vovozinhos, direi depois).

DMC
*******
Obs.: Escrito imediatamente após eu ter visto uma foto no site namaste2, no FLICKR, da minha amiga MÁRCIA KAWABE, às 15:36 h, 20-06-2007.

Comentários

  1. Que coisa mais linda Darlan! Fiquei emocionada :)

    Obrigada pelo carinho. Se existe carência de avó ou avô, eu com certeza sofro desse mal porque me apaixono por todas as vózinhas que aparecem na minha vida.

    Licença de copiar parte desse texto pra coloca no Namastê.

    Um grande beijo e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ah minha amiga,
    não é nada, não. O texto é teu, melhor, das vovozinhas.

    Abraço.
    Darlan

    ResponderExcluir
  3. Ai, que me lembrei da minha avó (como se fosse preciso beliscarem-me para tal), que há um ano se foi e tantas coisas me deixou, daquelas que se guardam nas gavetinhas dos afectos, a enfeitar a alma e o coração. Da minha avó, que só tive direito a uma,já que a minha mãe perdeu o direito à sua cedo demais.

    Feliz, não é?, de quem tempelo menos uma.

    ResponderExcluir
  4. Sim, ÉNE,
    não há dúvida: feliz de quem ainda tem pelo menos uma vovozinha.

    Grato pela visita. A Casa é tua.
    Darlan

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a Marcia me trouxe até aqui e vejam só... tb estou as lágrimas (ah tá bom, nem tanto mas emocionada mesmo).

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, CIÇA DONNER... grato pela visita, pelas palavras. A Casa é tua.

    Darlan

    ResponderExcluir
  7. Que bela homenagem, Darlan!
    As avós e os avôs são especiais. Eu só conheci os pais da minha mãe e minha avó era assim, do tipo contadora de estórias do sobrenatural, uma figurinha!! e fazia cada bruxinha de pano pra gente brincar!! :D
    Sorte daqueles que têm avós! :)

    Zana

    ResponderExcluir
  8. Bem,
    pelo que disseram as visitas desta postagem, vejo que elas, as vovós, ficam mesmo dentro da gente.

    Sorte tua que um dia tiveste bruxinhas com as quais dividir o tempo e o espaço.

    Darlan

    ResponderExcluir
  9. Darlan

    Na ausência de seu endereço de e-mail, escrevo aqui para parabenizé-lo pelo blog e agradecer o link ao meu Brincando no Parquinho.
    Sinto-me honrada por tê-lo visto como "blog com jeito".
    Vamos manter contato.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Cíntia, querida amiga,

    fico bastante, repito: bastante satisfeito pelo fato de teres visitado a minha modesta Página (PALIAVANA é nome de orquídea, daqui de Minas , da Serra do Cipó, etc).

    Deixei lá, no PARQUINHO, os endereços de outras Páginas minhas, e o e-mail.

    A Casa é tua.
    Aquele abraço.
    Darlan

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem-vindo, Bem-vinda // Welcome // Bienvenido

Postagens mais visitadas deste blog

FLORES SÉSSEIS, VIDROS E ÁGUAS: CONSTELAÇÃO DE OSSOS 1. O ENCANTAMENTO PELOS MATERIAIS Vidros e águas se entendem, agarram-se uns aos outros como um pensamento bom atrai outro de sua estirpe, como as pedrinhas de um caleidoscópio fazem umas com as outras, ou seja, abraçam-se e soltam-se num emaranhado nunca igual, mas sempre com o intuito de união, sua sina sendo a de viverem unidas, mantendo a própria identidade – o que é cada vez mais difícil, mais improvável entre os humanos. Águas e vidros: água doce e vidro plano, água salgada e vidro temperado, água suja e vidro opaco, água limpa de bica e vidro colorido  de igrejas e bordéis, sim, de tudo se faz canção e caução, e o coração na curva de um fio d’água estalando gotículas nas costas dos lagartos (agora tu sabes a razão do sorriso do lagarto, uma delas), úvula e cio, nonada , tiros que o senhor ouviu... , o rio cheio de mormaço, espelho d’água é a sensação de um rio calmo calmo calmo, tu vais com ele, entras nele

calmaria

  Uma calmaria aparente dentro da aldeia, sobre ela uma zanga de nuvens - mas não se deve levar nuvens a sério, por inconstantes - sina - e levianas feito dunas e seixos escorrendo e escorregando daqui pra lá, de lá para além-lá, feito gente nos seus melhores e piores dedos, entraves, momentos, encontros e despedidas. Um gotejo aqui e ali, mas outro tipo de gotejo num lugar da casa vai trazendo à cena o verso do português Eugênio de Andrade (Prêmio Camões 2001), decifrando a lágrima: " a breve arquitetura do choro ." Darlan M Cunha