Pular para o conteúdo principal
A insônia é arcabouço
nosso, a boca formiga,
um sexo em compota
degela a sombra: Tu,
e não eu, sabes atar o
céu ao rosto, coar os
intentos do mal no ateu.









Vejamos: Algumas dizem que não sabem uma técnica de descascar laranjas sem que o chão fique regado pelos pingos, cascas e impropérios seguidos de risadas. Outras dizem que não se empestam mais para tentar novamente uma troca de pneus, embora urgentíssimas em uploads, não se apressam em saber os desejos da aningapara, ainda que seja fácil (mas nem mesmo o amor é fácil, não, nem mesmo esta salada de perdas & danos é fácil de se mantê-la em equilíbrio, devido aos inúmeros temperos cotidiácidos e renitentes que vêm de não se sabe de onde).

Vejamos: Há também aquelas que se mantêm mais ou menos afastadas de tais conversinhas amenas, até pelo fato de que se tornam logo umas pimentas - sem reino ou com reino - e então há aquele lacrimejar quase generalizado, e nem mesmo certas crocodilas gostam insistentemente disso, nem as hienas e as jararacas (tenho amigas deliciosas jararacas, ariranhas, piranhas pretas e vermelhas, araras azuis e amarelas, que não necessáriamente são assim raivosas, melhor dizê-las dengosas, cheias de mengas e negáceas mil, as danadas).

Vejamos: Lembro-me aqui e agora de uma que não gosta, nem a pau, de escalar árvores - muito menos a sua própria árvore genealógica - e não se faz de arquiteta nem de rogada; não se faz de médica nem de roubada; não se dá de advogada nem sequer permite que lhe passem as mãos onde todos passam os olhos e o pensar. Alemães e alemãs têm um ditado assim: Die Gedanken sind frei / Os pensamentos são livres... e eu completo: und es werden immer mehr / e eles são cada vez mais.

Pois bem, vejamos: conheço algumas que não sabem fritar ovos (believe it or not), e já ouvi falar daquelas que não conseguem preparar uma boa maionese no liquidificador, ou mesmo ralar os cocos tão necessários ao cotidiano da Nação, ora, francamente, cá pra nós, Isautina, não saber arranjar as flores de tal forma que elas, mesmo meio murchas, possam louvar o dia aos dois (ou três ?) que acabam de chegar daquele pesadelo que é o lado escuro da lua e dos muros das ruas é demais. Isso não.

Fico aqui na santa, ou atéia, esperança de envelhecer com muito tempero, bem perto de quem é de fazer um bom guisado, mesmo que só com a força de uns tomates, melões, pepinos e salsões, enfim, com os inúmeros peixes deste gidantesco barco onde estou sem estar, dias sem data os tenho em conta, indo sempre alegre rumo à inenarrável algazarra da morte. Antes, outro pecado na cozinha... hehehe.

(DMC) para MÁRCIA KAWABE

******
Poema de Darlan
SOBRAS DE MAR

Amacia o teu dorso no meu
mar, há um ponto
de ebulição, fusão

é o que nos espera, fissão
agendada que seja
para quando

todos os conteúdos reservados
já não existam
nem mesmo em museus, vem

amacia o teu mar no meu
torso.

Comentários

  1. Hahahaha não gostar de escalar árvores genealógicas foi demais!

    Mas óia Darlan, você como bão mineiro tem que aprender que eu não conto histórias ou estórias mas sim "causos" :)

    um abração

    ResponderExcluir
  2. MÁRCIA, só rindo, não é mesmo ? Fico rindo à toa devido à tua visita generosa de legítima contadora de "causos".

    Abração nisso...
    Darlan

    ResponderExcluir
  3. Hahaha!!
    Marushia é mesmo contadora de causos e bote causos nisso!

    O que diria Isautina??

    Divertidíssimo texto, Darlan! :D

    bjins

    ResponderExcluir
  4. ZANA, essa garota Marushia é mesmo um "causo sério", e ela sabe o que diz pra deixar a gente mole de rir - mas não nos enganemos, pois há mais nos textos dela. Ela é, sem favor, uma verdadeira "contadora de causos". Assim como nos diz uma canção, é possivel que a gênese dela seja algo assim: "O meu pai era paulista / a minha avó era mineira, meu tatataravô troiano", e por aí vai.

    Aquele abraço.
    Darlan

    ResponderExcluir
  5. oi, darlan,

    Letra de Corpo, foi atualizado hoje, viu?
    espero que vc goste...

    um beijo

    ResponderExcluir
  6. Puxa vida, LI... muito grato...
    É uma grande honra para mim.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Darlan!

    N averdade nãose precisa de muitas exigencias, um peixe frito já basta, sem conversas mole.
    ah, sem precisar da cachaça, meu pc melhorou...foi so falar...rsrsrs

    Um abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  8. É isso aí, caro SÉRGIO... vamos em frente.

    Um abraço também para você um bom domingo.

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo Darlam. Como você nasceu privilegiado com o dom de escrever com tanta arte....Estou aplaudindo por tudo que falou sobre elas, e pelo fantastico poema.
    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  10. DONINI, meu irmão
    dizer o quê, após um elogio bacana dese tipo ?

    Um domingo para ninguém botar defeito.
    Darlan

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem-vindo, Bem-vinda // Welcome // Bienvenido

Postagens mais visitadas deste blog

Tu te lembras, sim... Contos da minha casa - 5 Uma avó de uma amiga minha completou noventa anos – eu disse uma avó porque, afinal, todos temos mais de duas avós -, e as cantigas de sempre logo se fizeram ouvir, devido ao fato de que não há festa de noventa anos todos os dias, todos os meses, sequer todos os anos, não é mesmo, gracinhas e joões ? Embasado nisso, e embasbacado após ver uma linda foto da festa de aniversário 90 de uma avó de uma amiga minha (ufa !), fiz de conta que era comigo, e revi a minha avó, melhor, uma de minhas avós bem aqui ao lado meu, toda liru-liru , empetacadinha, lindinha e ainda e sempre brabinha que só ela. É... falo da minha avó paterna, cuja graça era Senhorinha, isso mesmo, basbaques, este era o nome dela registrado em cartório: Senhorinha Maria de Jesus. Era baixinha, muito brava, mas só de mentirinha, assim com um ar de Dom Casmurro (parte do livro, porque as partes do livro onde entra a tal da Capitu... isso aí, podem deixar de lado,
FLORES SÉSSEIS, VIDROS E ÁGUAS: CONSTELAÇÃO DE OSSOS 1. O ENCANTAMENTO PELOS MATERIAIS Vidros e águas se entendem, agarram-se uns aos outros como um pensamento bom atrai outro de sua estirpe, como as pedrinhas de um caleidoscópio fazem umas com as outras, ou seja, abraçam-se e soltam-se num emaranhado nunca igual, mas sempre com o intuito de união, sua sina sendo a de viverem unidas, mantendo a própria identidade – o que é cada vez mais difícil, mais improvável entre os humanos. Águas e vidros: água doce e vidro plano, água salgada e vidro temperado, água suja e vidro opaco, água limpa de bica e vidro colorido  de igrejas e bordéis, sim, de tudo se faz canção e caução, e o coração na curva de um fio d’água estalando gotículas nas costas dos lagartos (agora tu sabes a razão do sorriso do lagarto, uma delas), úvula e cio, nonada , tiros que o senhor ouviu... , o rio cheio de mormaço, espelho d’água é a sensação de um rio calmo calmo calmo, tu vais com ele, entras nele

calmaria

  Uma calmaria aparente dentro da aldeia, sobre ela uma zanga de nuvens - mas não se deve levar nuvens a sério, por inconstantes - sina - e levianas feito dunas e seixos escorrendo e escorregando daqui pra lá, de lá para além-lá, feito gente nos seus melhores e piores dedos, entraves, momentos, encontros e despedidas. Um gotejo aqui e ali, mas outro tipo de gotejo num lugar da casa vai trazendo à cena o verso do português Eugênio de Andrade (Prêmio Camões 2001), decifrando a lágrima: " a breve arquitetura do choro ." Darlan M Cunha