Pular para o conteúdo principal
DESDE ANTES, A IMAGEM












A INSURREIÇÃO DO VOTO


Penso que até mesmo para as pessoas mais atentas aos rumos governamentais e aos desejos da população, foi uma surpresa a reação de grande parte do público presente ao Maracanã para participar da Abertura do PAN-2007 Rio de Janeiro (como se sabe, nem sempre os povos e os governos andam juntos, ou mesmo paralelos).

Isso porque, entre outras coisas, sempre temos em conta que uma festa é uma festa, e maior é a abertura dos corações quanto maior a festa. Mas o que se viu no famoso estádio não foi isso, em relação à presença do Presidente da República, o Sr. Luís Inácio da Silva.

O que se viu foi a tremenda distância criada entre os dois lados da mesmíssima questão que é a Nação Brasil (muitos sentiram isso com amargura, espanto, choro, vergonha, desânimo... mas para outros, foi motivo jocoso tal situação).

Assim, quando o presidente do COB anunciou que estavam abertos os 15º Jogos Panamericanos, desejando Boa sorte, Brasil e Boa sorte, Américas, após ele mesmo ter discursado e passado a palavra ao presidente do organismo máximo dos esportes nas Américas - ODEPA -, ninguém entendeu o que se passava, o que acontecera ou deixara de acontecer, nem o porquê, já que tal saudação é feita pela autoridade máxima da Nação.

Era de se esperar que, numa oportunidade próxima, o Presidente iria queixar-se de tal atitude. E o fez no programa de rádio do governo. Os dois lados: o Povo e o Executivo.

Sim, é a autoridade máxima do país quem diz esta frase simples, mas repleta de simbologia e de autoridade, quando da abertura dos Jogos Olímpicos, da Copa do Mundo de Futebol, dos Jogos Panamericanos, etc. Assim sendo, quando o microfone destinado ao presidente da república sumiu de vista, logo ficou patente (palavra muito usada em certa época no Brasil) que algo constrangedor, dolorido, grave, havia ocorrido.

Enfim, o presidente Luís Inácio da Silva, aconselhado pelo Governador do Rio de Janeiro e pelo Sr. Ministro das Relações Exteriores (parece-me que ele mesmo), não discursou.

Vários fatores levaram grande parte do público (ou pequena parte ?) a manifestar com vaia o seu desagrado, e o presidente ficou estático, como convinha. Não votei nele em nenhuma das duas oportunidades, mas naquele dia ele tinha o meu voto, o meu argumento, de dentro do qual eu digo que há brasas vivas e cinzas, e que não seria eu a jogar pedras em quem - é notório - tem tido dificuldades em seu trabalho, não tendo, entre outras coisas, se descartado de todo dos manobristas inúmeros que flagelam o seu governo e, por conseguinte, o bolso, a esperança e a paciência do Povão.

O mesmo que lotou o MARACANÃO.

DMC
*****
Foto Google

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tu te lembras, sim... Contos da minha casa - 5 Uma avó de uma amiga minha completou noventa anos – eu disse uma avó porque, afinal, todos temos mais de duas avós -, e as cantigas de sempre logo se fizeram ouvir, devido ao fato de que não há festa de noventa anos todos os dias, todos os meses, sequer todos os anos, não é mesmo, gracinhas e joões ? Embasado nisso, e embasbacado após ver uma linda foto da festa de aniversário 90 de uma avó de uma amiga minha (ufa !), fiz de conta que era comigo, e revi a minha avó, melhor, uma de minhas avós bem aqui ao lado meu, toda liru-liru , empetacadinha, lindinha e ainda e sempre brabinha que só ela. É... falo da minha avó paterna, cuja graça era Senhorinha, isso mesmo, basbaques, este era o nome dela registrado em cartório: Senhorinha Maria de Jesus. Era baixinha, muito brava, mas só de mentirinha, assim com um ar de Dom Casmurro (parte do livro, porque as partes do livro onde entra a tal da Capitu... isso aí, podem deixar de lado,
FLORES SÉSSEIS, VIDROS E ÁGUAS: CONSTELAÇÃO DE OSSOS 1. O ENCANTAMENTO PELOS MATERIAIS Vidros e águas se entendem, agarram-se uns aos outros como um pensamento bom atrai outro de sua estirpe, como as pedrinhas de um caleidoscópio fazem umas com as outras, ou seja, abraçam-se e soltam-se num emaranhado nunca igual, mas sempre com o intuito de união, sua sina sendo a de viverem unidas, mantendo a própria identidade – o que é cada vez mais difícil, mais improvável entre os humanos. Águas e vidros: água doce e vidro plano, água salgada e vidro temperado, água suja e vidro opaco, água limpa de bica e vidro colorido  de igrejas e bordéis, sim, de tudo se faz canção e caução, e o coração na curva de um fio d’água estalando gotículas nas costas dos lagartos (agora tu sabes a razão do sorriso do lagarto, uma delas), úvula e cio, nonada , tiros que o senhor ouviu... , o rio cheio de mormaço, espelho d’água é a sensação de um rio calmo calmo calmo, tu vais com ele, entras nele

calmaria

  Uma calmaria aparente dentro da aldeia, sobre ela uma zanga de nuvens - mas não se deve levar nuvens a sério, por inconstantes - sina - e levianas feito dunas e seixos escorrendo e escorregando daqui pra lá, de lá para além-lá, feito gente nos seus melhores e piores dedos, entraves, momentos, encontros e despedidas. Um gotejo aqui e ali, mas outro tipo de gotejo num lugar da casa vai trazendo à cena o verso do português Eugênio de Andrade (Prêmio Camões 2001), decifrando a lágrima: " a breve arquitetura do choro ." Darlan M Cunha