Pular para o conteúdo principal



A GRANDE BATALHA DE IDEIAS (ou seria de egos?)
Maria Kassimati


     Diante de tanta polêmica com relação à “liberdade de expressão” versus a “liberdade de ser quem você é e não sofrer preconceito por causa disso” (leia-se “homofobia”), deixando os felicianos, e joelmas de lado e até mesmo os amigos evangélicos, familiares e amigos não religiosos e tudo o mais que está se falando e apenas inspirada pelo comovente filme baseado em um fato real “Orações para Bobby”, o qual fortemente recomendo (está no Youtube, com legendas, inclusive, na íntegra), não consegui deixar de me questionar: qual é a mensagem que nós, como cristãos, evangélicos ou não, estamos passando para os que não creem ou mesmo para os que creem mas ainda têm dúvidas a respeito de Deus e da igreja?


     Se o que sabemos fazer é apenas apontar o dedo para o “pecado” das pessoas, seja ele presumidamente qual for, vomitando versículos bíblicos, que, aliás, para um descrente é como se estivéssemos falando grego, qual a diferença entre nós e os fariseus (religiosos) da época de Jesus com os quais Ele não teve nenhuma complacência? (os únicos com quem foi duríssimo, não tratando os outros pecadores nem de perto dessa maneira, vale destacar).

      Para quem gosta tanto de citar a Bíblia, deveria fazer mais do que apenas citar... deveria praticá-la, não me refiro às passagens de polêmica interpretação ou outras que nem doutrina são e se utilizam delas como tal. Refiro-me ao cerne do cristianismo, Jesus Cristo e Sua mensagem fundamental: amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a ti mesmo. Todas as outras mensagens de Jesus derivam dessa: não julgar, por exemplo, deriva do amor ao próximo, pois quem ama não julga, acolhe, como Ele mesmo fez com Madalena, coletores de impostos (considerados pecadores pois extorquiam dos pobres) e outros tantos personagens tão humanos dos evangelhos. Uma mensagem tão simples porém nada fácil de colocar em prática, nem mesmo pelos que se dizem crentes, estudiosos da Bíblia e similares.

      Tendo sido testemunha de tal falta de prática do amor proposto por Jesus tanto na igreja que fiz parte durante 20 anos quanto em outras que frequentei por menos tempo e também com a convivência, virtual ou face a face, de amigos que se dizem cristãos e outros os quais nem conheço pessoalmente e tantos outros mais que vejo se manifestarem nas redes e que alegam serem crentes (uso o termo aqui de forma geral, independentemente de denominação, referindo-me a cristãos que se dizem praticantes), comecei a me questionar sobre nosso papel e responsabilidade como representantes de Deus na terra.

     De que adianta viver dizendo, quase que automaticamente, sem pensar “Jesus te ama.” para todos os supostamente não crentes, se com nossos atos e outras palavras negamos exatamente esse princípio tão caro aos cristãos: a do amor de Deus pelo homem, a tal ponto de ter dado seu único Filho para o que Nele vir a crer, não morra, mas tenha a vida eterna?

      Será que não percebemos o quão incoerentes somos ao julgar quem quer que seja, pois ao fazê-lo negamos tudo o que Jesus fez na cruz? E o que falar da falta de coerência ao propagar aos quatro ventos a nossa autojustiça? Porque ao julgar, nos colocamos no lugar de juiz, de instância superior, de seres superiores. Que contradição com os ensinamentos de Jesus, o qual não usou o fato de ser Filho de Deus e se humilhou fazendo-se homem e viveu como homem, sem se defender quando podia, convivendo com prostitutas, ladrões, incrédulos e outros tantos personagens da vida real, sem nunca lhes apontar um dedo, lhes lançar uma só indireta, apenas falando a palavra de amor a qual veio propagar e que mandou seus discípulos repetirem. Tantos se autoproclamam discípulos de Jesus hoje, no entanto, estão mais para fariseus ou ímpios por causa de suas palavras e/ou atitudes contrárias ao que Cristo pregou.

      O que mais me irrita (desculpem, se Jesus se irritou com hipócritas religiosos como os fariseus, acho que também eu posso) nessas pessoas que defendem “a Palavra” de Deus é que parece que essa Palavra (com isso quero dizer toda a Bíblia, que nada mais é do que muitos livros de tempos, épocas e autores diferentes e que um concílio formado por homens, da igreja Católica, decidiu eleger como a Palavra de Deus) parece ser mais importante que o próprio Deus, ou os ensinamentos de Jesus. Apropriam-se dela de tal modo, usam-na muitas vezes tão inescrupulosa e levianamente, que se, de fato, todos esses livros fossem fielmente a palavra de Deus, o próprio Deus já teria dado um jeito de se defender de tão mau uso de sua palavra e por conseguinte, de Sua imagem.

     Na verdade, o que acontece é um jogo de poder. O que está em jogo é o poder, sempre foi, desde o início dos tempos. Satanás também já quis ser igual a Deus e até mesmo usou Sua palavra para justificar, persuadir. Quem possuir o dom de melhor usar a Palavra, manipulá-la, interpretá-la a seu favor, terá o poder. O poder da justiça, de parecer justo e de apontar a injustiça, ou melhor, o pecado na vida dos outros que não possuem tal habilidade. Acontecem verdadeiros embates nas redes sociais e na vida real, com troca explícita de versículos bíblicos. Levando ao pé da letra o versículo que compara a Palavra a uma espada, “crentes” enfiam goela abaixo dos “incrédulos” seus versículos fora do contexto, sempre arranjando um pretexto para ganhar a “guerra”, pois, afinal, perde-se uma alma mas não se perde a discussão!

     Creio que já perdi uns “amigos-irmãos” nesses embates, pois teimosamente insisti em lhes mostrar o amor pregado por Jesus, contra seu armamento pesado de versículos cuidadosamente decorados para tais ocasiões. Tal amor independe de denominações ou de se você está frequentando igreja ou não (aliás, não estou e para muitos deles sou uma desviada: também sofro com seus julgamentos, mas quem os elegeu juízes de seus irmãos, afinal?).
 
     O interessante é que eu, tendo sido da liderança de uma igreja evangélica por quase 20 anos e tendo feito seminário de uma igreja pentecostal do mesmo nível da minha outra igreja, ter sido aluna laureada na primeira turma que se formou nesse seminário por ter alcançado as maiores notas, geralmente não perco tempo usando meu “arsenal” de versículos que certamente deve ser até maior do que o dessas pessoas que me atacam com a espada da Palavra. Humildemente, prefiro me ater à mensagem de Jesus que independe de você ser líder ou ter feito seminário bíblico e não me vanglorio do meu background bíblico para essas pessoas (só o fiz aqui para poder mostrar o meu ponto de argumentação, fique bem claro que não me considero melhor do que ninguém por causa disso), mas como também disse Paulo, bem que eu podia me vangloriar, porque é um fato real da minha vida, mas não o uso para falar do amor de Deus com as pessoas.

     Voltando aos que usam o nome de Deus em vão (porque segundo essas mesmas pessoas, Deus e Sua Palavra são uma mesma coisa, então ao usar a palavra de Deus levianamente, estão descumprindo esse mandamento de não usar o nome de Deus em vão), algumas dessas pessoas têm dificuldade de interpretar um simples texto em postagens nas redes sociais, pois é fato que 70% dos brasileiros têm problemas de letramento (dificuldades em ler textos e interpretá-los e eu, como professora de línguas há mais de 30 anos, testemunho diariamente isso em sala de aula, inclusive no nível superior). Imagine que tipo de interpretação poderão fazer do texto bíblico, escrito no português de Portugal e com vocabulário e gramática dificílimos, muitas vezes até para quem tem nível superior? Normalmente, essas pessoas com esse tipo de dificuldade (a maioria, segundo estatística do MEC e não minha) ou interpretam do seu modo, total ou parcialmente longe do que o autor quis dizer, ou pior, repetem automaticamente o que seus pastores interpretam, perpetuando muitas vezes uma má interpretação (às vezes proposital, devemos admitir, para servir aos seus inconfessáveis propósitos), passando-a adiante como verdade incontestável, sem nunca parar para se questionar ou, Deus os livre, questionar quem assim a interpretou. Essas pessoas acabam caindo naquilo que Jesus disse serem “vãs repetições”.

     Voltando ao xis da questão desse texto, o amor de Deus: será que muitos desses “crentes” que lutam com a Palavra como espada, desferindo golpes nos ditos incrédulos, poderão dormir tranquilos toda vez que saem “vencedores” desses embates bíblicos referidos anteriormente? Pois, muito provavelmente, venceram a batalha das palavras, mas, certamente, perderam a guerra contra o ódio, o desamor, a intolerância, o desrespeito com a vida humana. Jesus venceu essa batalha mais de 2000 anos atrás e nos ensinou a também vencer: pagar o mal com o bem, o orgulho com a humildade, o ódio com o amor! Tão simples e tão poderoso, como o próprio Jesus!


Texto: Maria Kassimati
*****



REFLEXÕES


Na verdade, o que acontece é um jogo de poder. O que está em jogo é o poder, sempre foi, desde o início dos tempos.
Maria Kassimati, professora universitária, no Facebook. Natal, RN

“Na era das redes sociais, a amizade é quase uma obrigação. Ou se é "amigo", ou não se é nada.”
Júlio Daio Borges, fundador do Digestivo Cultural, no seu número 489

“Cada cultura teve a sua referência. Os gregos, o homem;  a Idade Média, Deus; agora, o dinheiro. Para mim, a referência é a vida. Recebemos uma vida e vamos vivê-la até ao final. Mas para isso, necessitamos de liberdade, para que essa vida seja a nossa e não a que nos mandam ter.”
José Luis Sampedro, economista e escritor espanhol (1917 – 2013), autor do romance O Sorriso Etrusco.

*****



SEMENTE


     Pelo que se pode depreender de suas observações nesse texto aí acima, a professora Maria Kassimati, agora auto-afastada do convívio diário com tantas peças do Grande Tabuleiro Divino, dos figurantes do Grande Concerto rumo a Deus, fala sobre algo que varre as ruas como se elas estivessem sob a peste negra, e por isso divulgam, no seu jeito de luz misericordiosa, mas rancorosa, o que significam o bem e o mal (lembrei-me de Nietzsche, no livro Para além do Bem e do Mal, de1886). Pastores com ensinamentos de como deve proceder cada um de nós, donos e donas de palavras ou de expressões como irmão e irmã, crente e incréu, temor, maligno, ímpio, devoção, amor, fogo divino, amarrado, e outros ecos de sua metodologia cansativa e até desrespeitosa. É notória a incrível cegueira que se apodera de tais, dominados por um rancor febril de alta voltagem, querem porque querem tirar-te do Mal, e pegam-te pelo braço, pelos colhões, tendo a oferecer apenas a casa de Deus, ou seja, a rainha das abstrações, a imperatriz de lobos selvagens.

     A minha percepção da vida nunca deu espaço a tais intromissões, pelo que também evito ovos e óvulos, desovas judaico-cristãs, muçulmanas, xintoístas, janistas e budistas, enfim, religiosos de qualquer origem ou orientação à porta. E por falar em extremos, dois pesos e duas medidas cotidianas, ou seja, coisas comezinhas, entre as quais vivem as pessoas, ouvi que “em Israel, mulher só se separa com o oficial consentimento do marido. Haja muro de lamentações ! Lá, os ortodoxos ou os ainda mais radicais, aqueles de ridículas trancinhas, não pagam impostos, isentos de vários cravos” – ouvi isso ontem no mercado central de BH, entre petiscos e goles, chistes, ira, réplicas, tréplicas e risos. Depois, saem a ensinar boas aventuranças. E tome sobrolhos erguidos entre os presentes.

    Na sua explanação, a professora Maria Kassimati, analisando o entorno, e também olhando mais longe, mais fundo e mais alto, percebeu distorções gerais, chagas de um cotidiano rançoso e fanático, e delas se afastou. Há inumeráveis caminhos.
 

Foto e pós-texto: Darlan M Cunha
simples e tão poderoso, como o próprio Jesu

Comentários

  1. Darlan, como sempre você publicando bons textos no seu blog. Muito bom esse texto de Maria Kassimati.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Ângela. Lembranças para a Maria Kassimati.

    Darlan

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem-vindo, Bem-vinda // Welcome // Bienvenido

Postagens mais visitadas deste blog

Tu te lembras, sim... Contos da minha casa - 5 Uma avó de uma amiga minha completou noventa anos – eu disse uma avó porque, afinal, todos temos mais de duas avós -, e as cantigas de sempre logo se fizeram ouvir, devido ao fato de que não há festa de noventa anos todos os dias, todos os meses, sequer todos os anos, não é mesmo, gracinhas e joões ? Embasado nisso, e embasbacado após ver uma linda foto da festa de aniversário 90 de uma avó de uma amiga minha (ufa !), fiz de conta que era comigo, e revi a minha avó, melhor, uma de minhas avós bem aqui ao lado meu, toda liru-liru , empetacadinha, lindinha e ainda e sempre brabinha que só ela. É... falo da minha avó paterna, cuja graça era Senhorinha, isso mesmo, basbaques, este era o nome dela registrado em cartório: Senhorinha Maria de Jesus. Era baixinha, muito brava, mas só de mentirinha, assim com um ar de Dom Casmurro (parte do livro, porque as partes do livro onde entra a tal da Capitu... isso aí, podem deixar de lado,
FLORES SÉSSEIS, VIDROS E ÁGUAS: CONSTELAÇÃO DE OSSOS 1. O ENCANTAMENTO PELOS MATERIAIS Vidros e águas se entendem, agarram-se uns aos outros como um pensamento bom atrai outro de sua estirpe, como as pedrinhas de um caleidoscópio fazem umas com as outras, ou seja, abraçam-se e soltam-se num emaranhado nunca igual, mas sempre com o intuito de união, sua sina sendo a de viverem unidas, mantendo a própria identidade – o que é cada vez mais difícil, mais improvável entre os humanos. Águas e vidros: água doce e vidro plano, água salgada e vidro temperado, água suja e vidro opaco, água limpa de bica e vidro colorido  de igrejas e bordéis, sim, de tudo se faz canção e caução, e o coração na curva de um fio d’água estalando gotículas nas costas dos lagartos (agora tu sabes a razão do sorriso do lagarto, uma delas), úvula e cio, nonada , tiros que o senhor ouviu... , o rio cheio de mormaço, espelho d’água é a sensação de um rio calmo calmo calmo, tu vais com ele, entras nele

calmaria

  Uma calmaria aparente dentro da aldeia, sobre ela uma zanga de nuvens - mas não se deve levar nuvens a sério, por inconstantes - sina - e levianas feito dunas e seixos escorrendo e escorregando daqui pra lá, de lá para além-lá, feito gente nos seus melhores e piores dedos, entraves, momentos, encontros e despedidas. Um gotejo aqui e ali, mas outro tipo de gotejo num lugar da casa vai trazendo à cena o verso do português Eugênio de Andrade (Prêmio Camões 2001), decifrando a lágrima: " a breve arquitetura do choro ." Darlan M Cunha