Pular para o conteúdo principal
A PLANTA DO MUNDO NA ARTE de ÂNGELA FELIPE


Na raiz da fala e do silêncio está o Inconsciente, com mais ou menos presença, lá está ele. Exalando classe, apareceu-me a pintura de Ângela Felipe, uma arte fortemente ensolarada como a terra em que ela nasceu e vive, arte na qual se observa em boa parte o motor recorrente, ou seja, o Inconsciente como instância primeira, mas não deixado-o de todo à sua própria vontade, nada disso, pois nota-se que a força da técnica desta artista (consciente) não dá de jeito algum ao Inconsciente margem total de manobra. Uma arte que me lembra antiquérrimos ritos de fertilidade celebrados por práticamente todas as culturas, todos os povos, através dos tempos, com alusões sutis ou claras à vagina, ao falo, ao útero, a espigas, sementes, ao sol, ou seja, alusões a sinônimos inequívocos de fertilidade, renovação, ao que é sadio.

Exemplo de sua visão do mundo através da sua arte está na tela Três Marias, na grande leveza que sai das cordas de uma viola que perpassa de modo transversal as três criaturas pintadas com harmonia (já que se fala aqui de música). Muitas telas configuram tão bem o imaginário tropical, que podem ilustrar livros, por exemplo, de antropologia e etnologia, sobre fauna e flora, sobre mitos e contos infantis (lembrei-me do livro Cobra Norato, do Raul Bopp), psicologia e psicanálise, pois levam de imediato o pensamento de quem as observe com certo cuidado à infinidade de formas, principalmente aves e árvores, do país tropical no qual ela se cumpre como pintora. Mas há outra particularidade, penso eu, nas telas dela: o visco infantil, caminho certo, embora não intencional primordialmente, penso eu, para atrair e manter firme o olhar das crianças, lembrando que o adulto pode voltar a sê-lo, puede volver a los dezesiete, volver a los siete.

Eu não a conheço pessoalmente, mas bastou-me considerar de leve alguns dos seus trabalhos publicados na Internet, para que eu sentisse uma excelente sensação, algo não tão comum nestes dias de pressa, ira, insônia, hipertensão, desleixo, arquitontura, tempo de vias de uma só mão, enfim, uma Era que engrossa a psicopatologia dos fatos cotidianos, da qual Freud falou. Novamente, outro livro exuberante veio-me do fundo da memória: História Universal da Infâmia, do J. L. Borges. Mas voltemos ao arrazoado de cores e formas, luzes e sombras.

As telas luminosas da Ângela Felipe – essa potiguar da capital - fazem a sua travessia pelo mundo, dando-nos a entender, inequívocamente, que ela sabe que "de tudo se faz canção", e telas a óleo.


Texto: Darlan M Cunha
Tela: Três Marias. Artista: ÂNGELA FELIPE (Natal, RN)

Comentários

  1. Sinto-me honrada ao saber q meu trabalho faz alguém q nem conheço decifrar-me (um pouco) e produzir tão belo texto. Grata pela maneira de como vê o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí. Felicidades. Um abraço.

    Darlan

    ResponderExcluir
  3. Já eu, conheço a Ângela. Tive o prazer de tê-la como aluna em algumas disciplinas do curso de História e, especialmente, de História da Arte. Eu sempre fui o professor que, na teoria, falou de arte; ela sempre foi a artista de verdade.

    Parabéns ao Darlan pelo belo texto e interpretação. Também fruto de inspiração artística.

    ResponderExcluir
  4. Fico-lhe grato, Mariano, pela visita e pelo comentário generoso; é como diz um comentarista político de uma emissora de tv: "direto ao assunto".

    Obrigado. A casa Paliavana4 está aberta (paliavana é nome de uma orquídea).

    Darlan

    ResponderExcluir
  5. Que beleza de obra e crítica! Ângela eu já sabia do imenso potencial. Sou fã de sua arte e caráter. Ela é simples, como há de ser os grandes artistas. E digo mais, isto é apenas o começo, quando aflorar de vez o seu talento, teremos muito mais surpresas. Ela não sabe, mas, eu estou acompanhando sua trajetória com orgulho de sabê-la grande artista. Ao critico de arte, parabéns, seu elogio é impecável e enriquecedor. abraços aos dois do sempre amigo, Ever Botelho

    ResponderExcluir
  6. Muito agradecido, Ever Botelho, pela visita. Realmente, há excelentes artistas em excelentes pessoas Brasil afora, é mesmo surpreendente a quantidade e a qualidade.

    Quanto ao trabalho da Ângela Felipe, ele realmente me agrada pelos motivos expostos modestamente neste blog, por este diletante, e me agrada também por outros motivos que eu nem soube qualificar e quantificar.

    Novamente, grato. Apareça.
    Darlan M Cunha

    ResponderExcluir
  7. Eu também conheço a Angela, tive o prazer de tê-la como colega de faculdade no curso de História. Admiro demais o trabalho dessa artista que tem o dom de nos encantar com suas obras!

    Parabéns pelo belíssimo texto Darlan! Abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado, CAROLINE

    pela visita e pela mensagem agradável. Volte sempre, que a Casa é sua.

    DARLAN

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem-vindo, Bem-vinda // Welcome // Bienvenido

Postagens mais visitadas deste blog

Tu te lembras, sim... Contos da minha casa - 5 Uma avó de uma amiga minha completou noventa anos – eu disse uma avó porque, afinal, todos temos mais de duas avós -, e as cantigas de sempre logo se fizeram ouvir, devido ao fato de que não há festa de noventa anos todos os dias, todos os meses, sequer todos os anos, não é mesmo, gracinhas e joões ? Embasado nisso, e embasbacado após ver uma linda foto da festa de aniversário 90 de uma avó de uma amiga minha (ufa !), fiz de conta que era comigo, e revi a minha avó, melhor, uma de minhas avós bem aqui ao lado meu, toda liru-liru , empetacadinha, lindinha e ainda e sempre brabinha que só ela. É... falo da minha avó paterna, cuja graça era Senhorinha, isso mesmo, basbaques, este era o nome dela registrado em cartório: Senhorinha Maria de Jesus. Era baixinha, muito brava, mas só de mentirinha, assim com um ar de Dom Casmurro (parte do livro, porque as partes do livro onde entra a tal da Capitu... isso aí, podem deixar de lado,
FLORES SÉSSEIS, VIDROS E ÁGUAS: CONSTELAÇÃO DE OSSOS 1. O ENCANTAMENTO PELOS MATERIAIS Vidros e águas se entendem, agarram-se uns aos outros como um pensamento bom atrai outro de sua estirpe, como as pedrinhas de um caleidoscópio fazem umas com as outras, ou seja, abraçam-se e soltam-se num emaranhado nunca igual, mas sempre com o intuito de união, sua sina sendo a de viverem unidas, mantendo a própria identidade – o que é cada vez mais difícil, mais improvável entre os humanos. Águas e vidros: água doce e vidro plano, água salgada e vidro temperado, água suja e vidro opaco, água limpa de bica e vidro colorido  de igrejas e bordéis, sim, de tudo se faz canção e caução, e o coração na curva de um fio d’água estalando gotículas nas costas dos lagartos (agora tu sabes a razão do sorriso do lagarto, uma delas), úvula e cio, nonada , tiros que o senhor ouviu... , o rio cheio de mormaço, espelho d’água é a sensação de um rio calmo calmo calmo, tu vais com ele, entras nele

calmaria

  Uma calmaria aparente dentro da aldeia, sobre ela uma zanga de nuvens - mas não se deve levar nuvens a sério, por inconstantes - sina - e levianas feito dunas e seixos escorrendo e escorregando daqui pra lá, de lá para além-lá, feito gente nos seus melhores e piores dedos, entraves, momentos, encontros e despedidas. Um gotejo aqui e ali, mas outro tipo de gotejo num lugar da casa vai trazendo à cena o verso do português Eugênio de Andrade (Prêmio Camões 2001), decifrando a lágrima: " a breve arquitetura do choro ." Darlan M Cunha